segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Palavras de um ex-comandante do CMRJ


Texto retirado da revista " Jubileu de Ouro " escrito por um grande comandante do CMRJ destacando o feito de um colega de turma que se tornou o Pantheon dos Pantheons.

 
 






Ao comemorar os 50 anos da Turma de 1959/CMRJ, é importante caracterizar a epoca: "Anos Dourados". Epoca em que a tonica era o respeito, e o rapaz puxava a cadeira para a moca sentar. Motivo inclusive de uma miniserie, " Os anos dourados ", onde o CMRJ e o Instituto de Educacao eram os carros chefes, ja que a epoca, todo pai e toda mae o que mais queriam era ver o filho ou a filha, no CMRJ ou no Instituto de Educacao, respectivamente. Nos anos 50, portanto, a nossa turma viveu uma adolescencia feliz e inesquecivel.
Neste universo , todos os formandos hoje sao pessoas bem sucedidas na vida. Alguns ja se foram, mas cumpriram bem o seu papel.
Destacam-se na nossa turma: 0 Ministro das Cidades, Marcio Fortes de Almeida, ex-comandante aluno, pertencente ao Pantheon, o mais brilhante de todos os que la estao,e,portanto o mais destacado comandante aluno do CMRJ, desde a sua criacao, ate os dias de hoje. Julgo que assim sera por muitos anos, fruto do seu excepcional desempenho, como aluno e companheiro. 0 comandante do Exercito Brasileiro, General de Exercito, Enzo Martins Pen, os ministros do STM: General de Exercito Sergio Ernesto Alves Conforto e o Tenente Brigadeiro Flavio de Oliveira Lencastre, o Almirante de Esquadra (FN) Marcelo Gaya Cardoso Tosta, ex-Comandante Geral do Corpo de Fuzileiros Navais, gem de outros companheiros que na Marinha, no Exercito e na Aeronautica atingiram o ultimo posto, bem como companheiros civis que se destacaram nas diversas profisseies, e, os ex-Comandantes do CMRJ Coronel Antonio Luiz Rodrigues da Fonseca e Coronel Roberto Silva Mascarenhas de Moraes.
No universo dos professores, cujo percentual de excelencia era maior que noventa por cento, devo destacar, sem medo de errar, e alp& pesquisa entre os companheiros de turma os seguintes professores: o General Luiz Juca de Mello, pela competencia e bondade,embora exigente, a quem tive o prazer e a honra de homenagear, dando o nome dele ao ginasio de educacao fisica do CMRJ, numa bela solenidade, no dia 6 de maio de 1993, corn a presenca de toda a sua familia. Coincidentemente, a primeira missao quando voltou da FEB, a epoca Capita°, foi a de instrutor de Educacao Fisica do CMRJ. 0 Coronel Heraldo Carlos Leopoldo de Farias Portocarrero, pela competencia e entusiasmo. Dele incorporei este valor: "o entusiasmo", e verifiquei, ao longo da minha vida profissional, que a missao maior do chefe, do cabo ao general, é transmitir entusiasmo. 0 Coronel Afranio Vicoso Jardim, pela competencia e determinacao. Ex-combatente da FEB, ferido ern combate, mancava e tinha uma protese metalica no pe. No calor, a pr6tese aquecia e provocava dores que ele nao conseguia disfarcar. Certa vez sentado a mesa do professor, se contraia de dor, quando urn Coronel, ao passar pelo corredor das salas de aula, o viu e disse: "Jardim, vai para casa! Os garotos terminam os exercicios, depois voce corrige". Ele respondeu: "Pelo ingles eu sei que posso ir. Mas, pela nocao do cumprimento do dever tenho de ficar e you ficar". Foi uma bela e inesquecivel licao. E importante dizer que todos os tres professores destacados estiveram na FEB. 0 General Juca, a epoca Capita° e os coronas Portocarrero e Jardim,Tenentes.
Finalmente devo destacar o Tombamento do nosso querido CMRJ, conseguido apos longo processo desenvolvido por mim, durante o meu Comando, cuja marca destaca-se numa bela placa colocada pela Prefeitura do RJ, do lado de fora do colegio, na calcada, onde é destacado o resumo historic° do colegio, em portugues e ingles.
Externo a todos os meus companheiros, professores, instrutores e inspetores, corn os quais tive a sorte e a honra de conviver, a minha profunda gratidao por tudo que com todos aprendi.Muito obrigado!


 Cel Roberto Silva Mascarenhas de Moraes Ex-aluno da turma de 1959, ex-professor e ex-comandante do CMRJ

5 comentários:

  1. Tive o orgulho de ser seu aluno em 1972/1973. Ex-aluno Lima 766 Turma A1 1972.

    ResponderExcluir
  2. Sem dúvida tivemos a sorte de concluir o CMRJ, aluno 1376 ,Junger Maia,Bia Art onde os amigos , professores (civis e militares), instrutores e até inspetores permanecem em nossa memória . Desfrutar dessa época de Ordem e Progresso , com praias e dos bailes de gala também,D'Angelo, Sergio Norbeto, Ed Lincon ,The Fevers , Pholhas e Maestro Severino Araujo... como cheguei aqui ? Lembrando do livro de matemática do Cecil Tiré aparentado da recem falecida Tonia Carrero( https://pt.wikipedia.org/wiki/T%C3%B4nia_Carrero) ( https://pt.wikipedia.org/wiki/Cecil_Thir%C3%A9_(professor) TRISTE E APREENSIVO COM A SITUAÇÃO DO BRASIL!

    ResponderExcluir
  3. Tive a honra e o prazer de ter sido aluno do Gen Jucá. Homem justo e de grande valor! Saudades daquela época...

    ResponderExcluir